Manutenção ocasional para Flauta Transversal e Picolo
Manutenção ocasional para Flauta Transversal e Picolo

Manutenção ocasional para Flauta Transversal e Picolo

Para manter seu instrumento em boas condições de uso, é importante saber como fazer a manutenção básica, isto prolongará a vida útil do produto e manterá seu bom funcionamento. Seguem abaixo algumas dicas importantes para esta conservação.


AFINAÇÃO

*Levando-se em conta que as mudanças de temperatura e umidade afetam a afinação do instrumento, sopre um pouco de ar no instrumento para aquecê-lo antes de afinar.


Confira a posição do refletor

Um deslocamento do refletor de afinação pode afetar a afinação do instrumento, portanto sua posição deve ser verificada periodicamente.

Utilizando a haste de limpeza fornecida, introduza na cabeça da flauta e certifique-se que a linha da vareta de limpeza esteja centrada no furo da embocadura.

Caso esteja fora de centro, para a esquerda ou direita, siga corretamente as instruções das imagens abaixo para centralizar corretamente o refletor de tom como no exemplo abaixo:


MONTAGEM DO INSTRUMENTO

A montagem do instrumento também deve ser feita de forma adequada, girando levemente as partes e não colocando pressão demasiada sobre o mecanismo, pois ele é bem sensível e pode ser desregulado no momento da montagem.

As imagens abaixo demonstram bem a forma correta de unir as partes.


MANUTENÇÃO APÓS TOCAR O INSTRUMENTO

· As flautas transversais Yamaha são banhadas a prata e por esse motivo inevitavelmente ficarão escuras com o tempo por causa da oxidação natural. Para minimizar esse efeito e conservar seu instrumento, limpe-o após o uso e seque a parte interna antes de guardá-lo no estojo.


Limpeza do corpo

Insira a ponta da gaze na fenda da vareta de limpeza.

Enrole a gaze em torno da vareta de limpeza certificando-se de que nenhuma parte da vareta fique exposta.

Gire o corpo na mesma direção em que a gaze foi enrolada e retire a umidade do interior do instrumento. Seque também as junções de união.


Limpeza do exterior

Tomando cuidado para não pressionar as chaves, use um pano de limpeza para retirar as impressões digitais ou óleo que estiverem na parte externa do instrumento.

Quando limpar as chaves, tenha muito cuidado para não danificar as sapatilhas.


Manutenção das sapatilhas

Quando as sapatilhas estivem molhadas, insira uma parte do papel de limpeza (Cleaning Paper) entre a sapatilha e o orifício, aperte levemente a chave sem puxar o papel e retire totalmente a umidade.

Se as sapatilhas estiverem grudando, utilize o papel especial (Powder Paper) para retirar a aderência seguindo o mesmo processo anterior (1).


Nunca mergulhe seu instrumento em água ou qualquer outro produto, isto pode danificar as sapatilhas e retirar a lubrificação total do instrumento.

Nunca deixe seu instrumento "em pé", sofás, cadeiras ou em algum lugar em que possa sofrer alguma queda ou o risco de pessoas sentarem ou apoiar-se sobre o instrumento, pois caso isto aconteça, com certeza causará danos.

Nunca tente "consertar ou regular" seu instrumento. Em caso se algum problema consulte sempre a assistência técnica especializada de sua confiança. 

Lembre-se, mesmo que o instrumento sofra alguma avaria, sempre haverá grandes chances de ser consertado.

Tendo estes cuidados temos certeza que seu instrumento irá acompanhá-lo por um longo tempo.